quarta-feira, 5 de maio de 2010

Parte VI

Cheguei em Gyoutoku, apartamento grande, suficiente pra 3 pessoas. Comparado ao apartamento anterior, era um casarao. Escolhi o quarto com tatami e que tinha a maior televisao, haha.

Desfiz as malas e fui fazer as compras da semana. Sair do interior pra uma cidade mais urbana mudou a perspectiva que eu tinha na minha cabeca. Um monte de carros, semaforos aos montes ao longo de avenidas e cruzamentos. Supermercados e lojas enormes que funcionam 24 horas.
Voltei, enxi a geladeira, e fui dormir.

Logo no primeiro dia, Suzuki-san, o gerente, ja se mostrou bem serio em relacao ao seu trabalho e ja me aplicou uma prova pratica. Tive passar por um teste com uma balanca digital, medidndo cada ingrediente usado pra ver se eu estava "calibrado"... haha confesso que acabei gostando do negocio e passei a fazer por conta propria todos os dias.

Ja entrei na parte do caldo e preparacao das sopas e molhos. Foi um treinamento muito bom, porque eu tive que usar de concetracao mental e nao me desgastar muito fisicamente pra poder render o dia todo. Ao longo de 7 dias so fiz isso, depois, troquei pra parte de preparacao do macarrao e da montagem dos pratos, mais trabalho mental... ufa. 15 dias passam muito rapido quando o trabalho e divertido.

Foi super corrido e desgastante mas acredito que Suzuki-san conseguiu tirar de mim o maximo que eu podia render e com certeza, sou muito grato.

Depois do ultimo dia em Gyoutoku, fui junto do meu chefe ate uma cidade que tem uma concentracao grande de brasileiros em Yokohama. Fomos convidados por um grupo de nikkeys da cidade para um "Hanami"(na chegada da primavera as flores de cerejeira brotam e o Japao para pra ver as flores. So vindo ate o Japao pra entender porque e uma epoca tao feliz para os japoneses.) e churrasco de picanha.

Conheci bastante gente legal e foi bom ter contato com as criancas que sao filhos de brasileiros no Japao. Atraves desse contato, vi que eles tem uma enorme dificuldade de utilizar o portugues mesmo em casa. Isso ja virou um grande problema e muitos pais procuram escolas que ensinam portugues no Japao. Conheci uma paulista casada com um rapaz japones que mora no Japao e toca um projeto que visa ajudar essas criancas com o idioma brasileiro.

Muito interessante e alem de ser de grande ajuda, acho que ela esta fazendo um grande trabalho, nao apenas como professora, e como um cidadao util a sociedade, fazendo o que esta dentro da sua capacidade pra poder ajudar os outros. Parabens Renata.

Mas o churrasco so foi possivel por causa da nossa proximidade com um casal de brasileiros que a 20 anos atras veio ao Japao e desde entao, criou raizes no pais. Kazuo e Sonia Chiba hoje tem 2 filhos e moram num bairro tranquilo em Yokohama. Eles tambem atuam no ramo alimenticio.

Como eu havia dito, eles tem picanha, haha. Eles sao uma especie de embaixadores da comida brasileira aqui no Japao. Fato interessante mesmo e que eles aliaram a paixao por futebol ao costume dos japoneses de comer antes de assistir aos jogos. Entao, resolveream oferecer aos japoneses, em dias de jogos, pastel de feira, espetinho de picanha e feijoada, repito, feijoada! Tudo muito bem feito, muito leve e gostoso. Claro, um pouco modificada porque senao os japoneses nao conseguem comer, mas voce realmente fica contente de poder comer algo tao gostoso fora do Brasil.

Dois dias depois do hanami, fui ate a regiao de Kawasaki em Yokohama pra assistir uma partida do time da cidade com um time coreano. Era uma partida valida pela AFC Champions League. Especie de Libertadores da Asia, o campeao, vai pro mundial da FIFA.

Nesse dia, fui conferir o trabalho dos Chiba. De longe, da pra ver que a atmosfera em torno da tenda verde e amarela e diferente das outras. Muito curioso como os japoneses se interessam pela comida do Brasil. Faziam fila pra comer a feijoada e os espetinhos de picanha e linguica calabreza. Como eu nao gosto de nada disso, haha eu comi um montao. Kazu e Sonia, Voces estao de parabens. Quem um dia for ao Japao, e sentir saudade da comidinha do Brasil, podem procura-los! Nao tem erro.

Apos o jogo pousei na residencia dos Chiba e pela primeira vez provei a pizza do Japao. Gostosa, mas sinceramente, nao da pra comparar. Sao Paulo tem as melhores pizzarias mesmo. Eeeee saudades do I Vitelloni,Camelo e Braz... Assim que voltar pra Sampa, vou comer uma redonda!

No dia seguinte, a Sonia me levou pra conhecer alguns lugares bens legais, como o bairro chines de Yokohama, a Landmark Tower e o museu da imigracao japonesa. Fomos ainda, ate o aquario de Shinagawa, andamos de Sea-bus e dei um role no elevador mais rapido do mundo. Foram 70 andares em 15 segundos e uma das vistas mais bonitas da cidade.

Assim que nos despedimos segui o meu passeio sozinho e rodei por varios lugares. Shibuya, Roppongi, Ueno, Shinjuku, Harajuku... nossa andei um bocado. ufa... acho que esse posto ficou grande... chega! fui!

Um comentário:

  1. Ta,q bom q as coisas q lhe passamos,está sendo de gde valia neste momento de seu crescimto profissional e pessoal.Estou mto orgulhosa! Continue se esforçando cd vez mais em seu aprimoramto,jamais esquecendo dos sentimtos de GRATIDÃO e HUMILDADE e agradeça profundamte de coração,a tds pessoas q fizeram parte de td isso..."De um momento tão especial em sua vida"!TE AMO MUITO!!!!!!!!!

    ResponderExcluir