sexta-feira, 3 de abril de 2009

Entradinhas...



Ah... nada como a chegada do fim de semana! O fim do stress, a sensação de tranquilidade! Adoro reunir a turma em casa para cozinhar algo!

O que faremos hoje? Massa? Carne? Sushi? Pizza? Já sei! Só entradinhas! Vários tipos de entradinhas!

Carpaccio, canapés, tortinhas, empadinhas, saladinhas... Nossa, minha cabeça até entra em pane só de imaginar o que poderíamos fazer!

Opa! Melhor ainda... poderíamos fazer com que cada um preparasse a sua entradinha favorita e a combinasse com sua bebida favorita não?
"EXCELENTE"

Bom, estou aberto a sugestões mas aqui vai a minha! Hoje vou dar a minha receita de uma entradinha infalível!

Para essa receita você vai precisar de:

- Muita boa vontade;
- Bastante carinho;
- Atum em lata (Prefira do tipo mais sólido)
- Tomates;
- Cebola roxa;
- Salsa crespa;
- Maionese Deleite;
- Azeite Extra Virgem;
- Alecrim;
- Manjericão;
- Alho;
- Molho de pimenta (eu uso SIRIRACHA mas podem usar TABASCO mesmo);
- Sal.

Primeiro retire o máximo que puder do óleo do atum. Enquanto escorre a gordura, prepare uma panela com água e ferva.

Adicione algumas pitadas de sal e pimenta a gosto, o manjericão e o alecrim e o azeite. Capriche bastante neste três últimos itens, eles é que vão dar um ar especial para a sua receita. Adicione o atum e procure mexer o menos possível.

Num frigideira, refoge o alho e o tomate já picadinho em azeite BEM QUENTE! Você vai sentir uma aroma incrível subir. Mantenha no fogo até que os tomates comecem a derreter...

Normalmente para esta receita eu uso atum fresco. Mas como é para se fazer em casa, use o enlatado mesmo. Após cerca de 20 minutos no fogo experimente um pedacinho e veja se o sabor lhe agrada. Não é preciso estar salgado... mas sim, aromático. Se lhe agradar, retire do fogo e escorra bem.

Ótimo, já temos o atum e os tomates estão prestes a sair do fogo. Num recipiente apropriado, amasse o atum com um garfo até que obtenha pedaços bem pequenos.
Misture a maionese em quantidade suficiente para deixar a mistura úmida e não pastosa. Adicione a cebola roxa fatiada bem fina e não picada, a salsa crespa picadinha, os tomates refogados e misture tudo muito bem com bastante boa vontade e carinho!

Está pronto!

Agora escolha o seu pão ou torradinha preferida, uma bebida bem refrescante, aromática e de sabor intenso (uma caipirinha ou um mojito iriam cair bem) e BOM APETITE!

Gostaram? Eu adoro esta receita por ser simples e de fácil preparação... experimentem variações de todo tipo... na cozinha não tem certo ou errado... mas gosto realmente não se discute...

Postarei mais entradinhas depois! Abraços a todos e bom divertimento! PAZ!

Um comentário:

  1. Vc podia organizar um dia da cozinha!!! Eu toparia fácil!!!

    Beeijo Tadashi!

    ResponderExcluir